sexta-feira, 8 de março de 2013

Sobre PREGUIÇA INTELECTUAL, CRIATIVIDADE e EMANCIPAÇÃO


Se você é emancipado no processo de ensino/aprendizagem, isso quer dizer que você sabe o valor do conhecimento e tem noção de que precisa eternamente desenvolver competências e habilidades, pois nenhum saber é acabado e tudo pode ser revisitado, reconstruído, revisto e refletido...
Aprende que o mestre que está ao seu lado neste processo, é falível, mas também tem muito a dialogar e deve ser respeitado...na contemporaneidade, temos estudantes educados desde casa a questionarem sem fundamentos, a lerem e não interpretarem, a terem a PIOR de todas as doenças mentais: a PREGUIÇA INTELECTUAL... 
Há de se refletir numa sociedade do "bom consumidor" e de colonizações contínuas, ainda mais em face da virtualidade dos indivíduos, que escolhas, como estudante, você terá...
Eu sou mestre e sou estudante, pois não deixo de buscar acesso ao conhecimento e como ser humano, respeito os mestres que me ensinaram a inquietar-me e ir atrás de tudo, pensando que nada que vem fácil vale a pena e dando-me forças para seguir em voos maiores que a minha mente podia imaginar...
Pois é...eu matei a preguiça intelectual e dei asas à CRIATIVIDADE...
Pois com ela, conseguimos nos desdobrar, nos colocar em constante atividade de conhecer e ser reconhecido...pois é isto que o conhecimento nos faz, nos torna ESPELHOS e nos faz ver melhor por meio de outros ESPELHOS. Honestamente, espero que os estudantes que comigo compartilham a caminhada, não tenham PREGUIÇA INTELECTUAL e sejam CRIATIVOS e possam ser considerados EMANCIPADOS PELO CONHECIMENTO.

Nenhum comentário: