sexta-feira, 8 de agosto de 2008

CADA PESSOA É RESPONSÁVEL PELO DESTINO QUE TEM...

e pelos caminhos que atravessa!!!

Eu agora defronte o espelho, já se passara, 5 anos desde que terminei meu primeiro livro. "O que reflete sobre o espelho", que já foi reconhecido pela Biblioteca Nacional como um gênero novo da literatura brasileira: ficção psicológica.

O escritor Estrigas assim o descreveu em seu livro Zodiacarte (2006):" Flavinha...como sempre com a qualidade da escritora que você é...cada pessoa é sua própria esfinge e seu próprio enigma a ser decifrado...Você está num momento de esfinge...sua literatura é esfinge, enigmas, cheia de segredos...é o enigma da beleza que se colhe no jogo em que as palavras se recusam a entrega do seus desejos mas oferecem a intensidade de um prazer estético que, no tempo, também, vai se transformar, com seus enigmas e sua esfinge, no desafio de sua decifração..."
Este foi um ano mágico pra mim...
Fui selecionada em salão: no 56o Salão de Abril, em Fortaleza, propus uma interação através de fotoperformance da idéia do Acordar e do tempo.
Também recebo uma segunda mençãoem livro (citação), no primeiro em gênero literário de meu querido professor Ms.Gilberto Machado, Carne reimosa (Contos), onde o mesmo me cita em seu capítulo introdutório: "Não desisti de pintar, mas no momento, penso como Flávia Pedrosa: tenho o direito de não querer pintar...vejo um quadro mergulhado em palavras e elas são mais fortes que o próprio quadro. Creio que pinto melhor escrevendo."
Quando terminei de lê-lo um sentimento só de unidade invadiu meu espírito e desde então não tenho parado de escrever. Cada dia páginas e páginas, estou esperando o momento certo e o livro certo para ir atrás e, finalmente publicar para o grande público...Não tenho pressa, nem que fique enredada nos corais, pretendo ser obstinada, corando o tempo como a Coralina, sem medo de ser feliz do meu jeito e encontrar veradades grandes no que as palavras demonstram significativamente.

Bem, atualmente moro em Palmácia. Sou de Fortaleza-CE, já morei um tempo em Sarasota - USA e Pacoti-CE, em todos estes lugares conheci pessoas que me acolheram e, de certa forma, me mostraram suas visões de mundo.

Um pouco antes...

Na Flórida, na cidade de Sarasota, minha mana que por lá estava me apresentou a uma porção de gente, lembro bem da jornalista brasileira Alcione, que publicou uma matéria sobre a participação que tive, quando o CEFET estava em greve, nos Seminários de Ilustração da Academia de Desenho da Ringling School of Art and Design.



Naquela época, pensei em ficar por lá, refleti todos os meus objetivos, vi as possibilidades que um país "de primeiro mundo" poderiam me oferecer enquanto artista.
E, rezava muito, pedia Luz à Deus sobre qual(is) caminho(s) percorrer.
Um dia, tive um sonho e nele eu estava muito, muito feliz no Brasil. Não pensei duas vezes, voltei.

Em 2006...(dois anos depois dos EUA), estava concursada como Professora do Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de Pacoti - CE.
Fui para lá sozinha, minha família e meu namorado (na época) me ajudaram bastante, porém eu tive de enfrentar a mudança radical, pois nunca imaginara em minha vida em viver no interior do Ceará, quanto mais em uma Serra.
Aprendi diversas lições tanto com colegas quanto com meus alunos.

E em 2007...

O destino acabou me enviando para cá,Palmácia, que no começo, me pareceu com aquela visão estilo "Vinha dos Esquecidos": vida de parada, povo desleixado. Mas minha visão sobre este lugar foi mudando, aos poucos, com a ajuda de algumas pessoas maravilhosas e hospitaleiras e, com certeza, com uma boa dose de hospitalidade e amizade.
Me caso com o Dan (meu namorado de longa data que em todas foi meu braços direito, o apoio e o incentivo).
Começo a cursar a Pós-graduação em Ensino da Língua Portuguesa e Arte-educação-URCA com ele!
Passo no vestibular da UFC pro Curso de Letras - Português com pólo em Aracoiaba!


Em 2008...
Colo grau no Cefet em Artes Plásticas!
Passo no Vestibular da UFC de Letras - Inglês, do pólo -Maranguape!
Finalizo minha pós!
Depois de assistir ao filme O segredo, eis minha lista de agradecimentos:

- à minha querida e amada mãe, que foi a primeira a me demonstrar com o exemplo e com a coragem infinita que nós mulheres, somos feitas de força e através dela conseguimos tudo na vida;
-à Alcione, repórter linda que me apoiou na minha busca pela educação e na fé nas Artes.
- Aos mestres e amigos: Sebastião de Paula, Gilberto Machado, Herbert Rolim, Tânia Kacelink e Maximiano Arruda-grande orientador! (aprendi demais com seus exemplos e suas dicas!);
- Ao Siomaro por sempre me avisar de quando seria as bancas de defesa e dar um super suporte informativo (anjo - Secretário do CEFET-Aldeota)!;
- Ao professor Ozenir Jacaúna, grande diretor e educador, quase um pai quando estava em Pacoti;
- à "tia" Efigênia, minha mamazita de Pacoti e aos seus conselhos de sala poderosos;
- à D. Ziza, mainha de uma outra Flávia, ser especial como eu, forte e batalhadora em todas, que em Pacoti me tratou como amiga de longa data e me deu um acervo de história e palavras que me rendeu muita, muta meditação;
- Ao Dr. Desidério e sua esposa, presentes em todos os momentos, me receberam muito bem quando passei no concurso de Palmácia e me orientaram sobre a cidade e seus costumes;
- Ao Dim de Sousa, o Secretário atual de Cultura, que, desde o início, um grande amigo, deu conselhos, nos deu direcionamentos, como chefe, soube me disciplinar, mostrar oque há de melhor em mim e em meus colegas.
- À D. Maria Augusta e o pessoal da Cozinha Comunitária D. Glória, seu trabalho excepcional com a população carente e ao aprendizado que venho tendo com D. Maria, que tenho certeza, será pro resto de minha vida.
...
São tantos mas os outros me perdoem que tudo não é esquecido mas permanece gravado com seu devido cuidado em meu coração! Meu muito obrigado!

Nenhum comentário: