sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ser professora/artista/investigadora...



Hoje, mexendo em meus guardados, entre caixas e livros, encontrei uma série de lembranças que me fez recordar os motivos que me levaram a ser professora - e professora de Artes...bilhetinhos carinhosos, corações, de alunos das escolas que trabalhei, pequenos mimos e recadinhos dirigidos a mim...
e os tantos cartões e lembranças depois que virei professora universitária...
olhei para fotos, para surpresas do caminho e uma fina lágrima rolou do canto do olho direito...
Percebi que mesmo à grande dificuldade que atravessa a educação hoje, eu não estaria mais feliz e realizada profissionalmente...
Não me arrependo de ter desistido da medicina, foi minha bravata de liberdade...
Sou sensível, sou disciplinada, adoro ler livros sobre Artes e adoro quando consigo produzir um objeto artisticamente...adoro mais ainda quando consigo partilhar uma aula e visualizo que os alunos que chegaram a mim como apenas alunos no início do semestre, se tornaram estudantes e assim vejo que a aula possibilita o acesso a conhecimentos...
Penso no conforto de já ter me encontrado com indivíduos já adultos, para os quais lecionei Artes no início de suas adolescências e como foram prazerosos estes encontros, deixando em minha mente a vivacidade da frase "dever cumprido" expressa. Não, vai além do dever cumprido, pois ser professor não é uma simples tarefa que você toma e cumpre. Envolve esquemas e organizações que necessitam de uma inteligência múltipla, em que o cognitivo, o emotivo, o expressivo e o produtivo se articulam no diálogo de ensino/aprendizagem.
E também o desafio de fazer brotar, no solo mais árido, árvores frondosas que compartilhem conhecimentos e os busquem, efetivamente, como plataformas que os levem a outros degraus, além de colonialismos teórico/práticos, além de quaisquer fronteiras paradigmáticas.
Talvez esta seja uma boa alusão.
Ser professor para mim é isso, é aquele que não desiste nunca dos alunos e enxerga neles futuros estudantes, aqueles que vão à sala de aula, ao encontro do conhecimento, porque querem e não por mera convenção disciplinar dos corpos e dos cérebros.


Foto: eu, da vista de um caledoscopio, foto do discente de Artes Visuais Jamisson Felix, em um momento de minhas aulas de Metodologias do Ensino de Artes Visuais

Nenhum comentário: