domingo, 20 de janeiro de 2013

Wikipainting

A Wiki inovou e criou uma Enciclopédia de Artes Visuais, o Wikipainting.

Wikipaintings
Wikipaintings


Divididos por artista, ano de produção, gênero, técnica, movimento artístico, escola, nacionalidade, estilo e por ordem alfabética, o site traz versões em alta resolução das mais importantes pinturas da história acompanhadas de fichas técnicas completas e relações de links que permitem uma pesquisa fácil e rápida pelo acervo do site.
O projeto é uma iniciativa sem fins lucrativos que respeita as leis internacionais de direitos autorais através de uma cartilha simples de regras para a reprodução das imagens: escolher obras que sejam significantes históricamente, uso das imagens para fins infomacionais e educacionais, só criar páginas para imagens já disponíveis na internet e excluir imagens grandes demais para ficar com aquelas que não poderiam ser utilizadas para fins comerciais. 
Viajar pelo site é uma experiência bastante prazerosa para quem se interessa por pintura em geral. A navegação é limpa e simples, com tags precisas e informativas, perfeitas para quem está matando o tempo na rede com alguns dos quadros mais relevantes da história da humanidade quanto para quem está pesquisando informações sobre um trabalho específico. De Basquiat a Da Vinci, de Van Gogh a Andy Warhol e de Hiroshige a Frida Kahlo, o que não falta na Wikipaintings é acervo de interesse público.


Adaptado de: http://revistatrip.uol.com.br/so-no-site/notas/wikipaintings.html

Nenhum comentário: