sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Formação em Arte/Educação Contemporânea no Ensino Fundamental na cidade de Orocó/PE

Estive hoje com alguns colegas e amigos docentes, a quem considero muitíssimo, do Colegiado de Psicologia da UNIVASF, realizando uma formação para professores, a I Jornada Pedagógica da rede municipal de educação da cidade de Orocó/PE. 
A turma de professores que participou da formação, atuam dos anos iniciais aos anos finais do Ensino Fundamental, assim como haviam alguns professores em formação de licenciatura que ainda não atuam na docência da educação básica.
Entre as temáticas, tratei de questões contemporâneas que envolvem a atuação do arte/educador e o ensino de Arte como conhecimento específico reconhecido por lei. 
Abordei as Artes Visuais, o corpo do professor na escola, a Performance, as possibilidades didáticas de trabalhar com uma visualidade, as concepções metodológicas, contextualizando por meio de uma reflexão das dificuldades e possibilidades que eles encontravam na sua atuação.
Discutimos sobre a música e a necessidade de um professor atuando com formação, de acordo com a Lei Nº 11.769, de 2008.
Mencionei e explicitei sobre a Federação de Arte/Educadores do Brasil - FAEB e suas lutas no país a fora como movimento de valorização da disciplina e do professor de Arte.
Foi muito proveitoso. Agradeço a todos que participaram e colaboraram com a formação, assim como Dannily que muito me honrou pelo convite.

Nenhum comentário: