quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O que é a verdade no ensino de arte?

Hoje em dia a coisa mais difícil é dizer qual e o que é a verdade...
Sempre há outro olhar, que nem sempre você concorda e o que devemos aceitar? Na prática, aprendi a ser sincera e dizer sempre o que penso, mas e o convencimento que o seu discurso é um discurso factível?
Este é um aprendizado árduo. No ensino, principalmente, porque os sujeitos e saberes às vezes parecem estar dissociados de realizades de aprendizagem coerentes. E também porque há sujeitos pedagógicos que nem sempre concordam em métodos, epistmologias, didáticas, como mediar tudo isso?
Ser arte/educador é ser mediador de mundos que a imagem e a arte expressam, e ser mediador de seres que fazem estes mundos significar.
Eu tenho muita confiança na paixão que movem quem tem vocação, porque acredito na aptidão de ser arte/educador como vocação.
Não é qualquer um formado em qualquer área que é arte/educador, qualquer um pode ser médico?
E porque há tantas pessoas sem formação em graduação e pós e sem  experiência em ensino de arte lecionando nas graduações e pior, nas licenciaturas em arte???
Alguém sabe me dizer isto: Onde estão as lutas da FAEB e de todo um rol de teóricos e  intelectuais que batalharam pelo espaço da arte como conhecimento nas escolas? Cadê os resultados dos cursos de arte que existem no país desde a Academia Francesa? Onde estão estas pessoas formadas na área e porque elas não estão dando aulas nas universidades?
Porque há uma "invasão" nas universidades brasileiras de pessoas não formadas e/ou sem experiência em ensino de arte nos cusrso de graduação da área???
É algo muito sério a se pensar para o futuro e urgentemente.
A verdade para mim é que como é uma área que demanda muito estudos e especializações, talvez o pessoal de outras áreas viu que a concorrência em arte seria menor em concursos para trabalhar em universidades no país, dai o oportunismo didático, não vejo outro nome pra isso. Por favor, não venham me dizer que em Letras, por exemplo, aceitem passar alguém formado em História, por exemplo, duvido muitoooo.

Em tempo: Para ter acesso aos Anais do CONFAEB 2010, clique na imagem abaixo.

Nenhum comentário: