Denominação do curso
O curso de Formação
Pedagógica têm o objetivo de formar e habilitar em Licenciatura de Artes
Visuais, professores no exercício da profissão, que atuam nos anos
finais do ensino fundamental e no ensino médio da rede pública estadual
ou municipal dos estados da Bahia e Pernambuco.
a) Proporcionar a atualização, aprofundamento e complementação de estudos na sua área específica;
b) Oportunizar a construção de competências didático-pedagógicas necessárias ao pleno exercício da docência;
c) Possibilitar a mediação entre os núcleos contextual, estrutural, integrador dos cursos de formação pedagógica nas áreas em que serão oferecidos os cursos;
d) Disseminar e articular o uso de metodologias, práticas de ensino e recursos da tecnologia da informação e comunicação nas atividades docentes presenciais e a distância.
a) Proporcionar a atualização, aprofundamento e complementação de estudos na sua área específica;
b) Oportunizar a construção de competências didático-pedagógicas necessárias ao pleno exercício da docência;
c) Possibilitar a mediação entre os núcleos contextual, estrutural, integrador dos cursos de formação pedagógica nas áreas em que serão oferecidos os cursos;
d) Disseminar e articular o uso de metodologias, práticas de ensino e recursos da tecnologia da informação e comunicação nas atividades docentes presenciais e a distância.
Público Alvo
O público-alvo do
curso será formado por professores bacharéis sem licenciatura e que,
além disso, atendem os seguintes pré-requisitos:
Pré-Requisitos Gerais:
- Estar em efetiva regência de classe na rede pública de ensino estadual ou municipal, atuando no 2º segmento do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio;
- Permanecer no exercício da docência em instituição pública, até o final do curso sob pena de cancelamento de matrícula e desligamento do curso;
- Submeter-se às normas e exigências estabelecidas pelo projeto quanto ao local de realização dos encontros presencias.
Pré-Requisitos específicos para Formação Pedagógica em Artes Visuais:
Estar em exercício docente na área de Artes Visuais, na rede pública de ensino estadual ou municipal;
Ser graduado em: Curso da área de Artes ou Ciências Humanas.
Estar em exercício docente na área de Artes Visuais, na rede pública de ensino estadual ou municipal;
Ser graduado em: Curso da área de Artes ou Ciências Humanas.
Formas de Ingresso
Para
ingresso no curso de Formação Pedagógica,
o candidato deverá submeter-se ao processo seletivo orientado
pelo Ministério da Educação para o Plano Nacional de Formação de Professores do Ensino Básico.
O professor-aluno deverá fazer sua pré-inscrição nos cursos por meio de um sistema informatizado,
criado pelo MEC, denominado Plataforma Paulo Freire, onde deverá cadastrar e manter atualizado o seu currículo.
A partir da pré-inscrição dos professores-alunos nos cursos ofertados pelas
universidades, as secretarias validarão apenas as os candidatos que realmente estiverem
em efetivo exercício docente nas redes públicas estaduais e municipais.
Em seguida, a Univasf classificará candidatos em ordem de prioridade de acordo
com os critérios estabelecidos pelos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à
Formação dos estados da Bahia e Pernambuco.
Poderão concorrer às vagas ofertadas pela Univasf
somente os candidatos que atenderem os pré-requisitos indicados neste projeto pedagógico.
o candidato deverá submeter-se ao processo seletivo orientado
pelo Ministério da Educação para o Plano Nacional de Formação de Professores do Ensino Básico.
O professor-aluno deverá fazer sua pré-inscrição nos cursos por meio de um sistema informatizado,
criado pelo MEC, denominado Plataforma Paulo Freire, onde deverá cadastrar e manter atualizado o seu currículo.
A partir da pré-inscrição dos professores-alunos nos cursos ofertados pelas
universidades, as secretarias validarão apenas as os candidatos que realmente estiverem
em efetivo exercício docente nas redes públicas estaduais e municipais.
Em seguida, a Univasf classificará candidatos em ordem de prioridade de acordo
com os critérios estabelecidos pelos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à
Formação dos estados da Bahia e Pernambuco.
Poderão concorrer às vagas ofertadas pela Univasf
somente os candidatos que atenderem os pré-requisitos indicados neste projeto pedagógico.
Vagas
125 (cento e vinte e cinco). - 25 vagas para cada pólo.
Pólos
Petrolina, Juazeiro, Salgueiro, Ouricuri, Pintadas.
Coordenação
Profa. Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos
Componentes curriculares
O curso será
dividido em quatro módulos, sendo os três primeiros com disciplinas de
30 horas cada (perfazendo um total de 120 horas por módulos) e o quarto
módulo, que corresponde à orientação do Trabalho de Conclusão de Curso –
TCC (60 horas).
1.1 Introdução aos Estudos a Distância
1.2 Psicologia da Educação
1.3 Organização e Políticas Públicas Educacionais no Brasil
2.1 Currículo
2.2 Metodologia do Ensino
2.3 Estágio Supervisionado I - Projeto Investigativo
3.1 Organização do trabalho Pedagógico
3.2 Estágio Supervisionado II - Projeto de Intervenção
3.3 Seminários
1.1 Introdução aos Estudos a Distância
1.2 Psicologia da Educação
1.3 Organização e Políticas Públicas Educacionais no Brasil
2.1 Currículo
2.2 Metodologia do Ensino
2.3 Estágio Supervisionado I - Projeto Investigativo
3.1 Organização do trabalho Pedagógico
3.2 Estágio Supervisionado II - Projeto de Intervenção
3.3 Seminários
Carga horária
690 (seiscentos e noventa) h/a.
Maiores informações AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário