quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Curso de Formação Pedagógica em Artes Visuais - EaD da UNIVASF

Denominação do curso
O curso de Formação Pedagógica têm o objetivo de formar e habilitar em Licenciatura de Artes Visuais, professores no exercício da profissão, que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da rede pública estadual ou municipal dos estados da Bahia e Pernambuco.

a) Proporcionar a atualização, aprofundamento e complementação de estudos na sua área específica;

b) Oportunizar a construção de competências didático-pedagógicas necessárias ao pleno exercício da docência;

c) Possibilitar a mediação entre os núcleos contextual, estrutural, integrador dos cursos de formação pedagógica nas áreas em que serão oferecidos os cursos;

d) Disseminar e articular o uso de metodologias, práticas de ensino e recursos da tecnologia da informação e comunicação nas atividades docentes presenciais e a distância.


Público Alvo
O público-alvo do curso será formado por professores bacharéis sem licenciatura e que, além disso, atendem os seguintes pré-requisitos:
Pré-Requisitos Gerais:

  • Estar em efetiva regência de classe na rede pública de ensino estadual ou municipal, atuando no 2º segmento do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio;
  • Permanecer no exercício da docência em instituição pública, até o final do curso sob pena de cancelamento de matrícula e desligamento do curso;
  • Submeter-se às normas e exigências estabelecidas pelo projeto quanto ao local de realização dos encontros presencias.
Pré-Requisitos específicos para Formação Pedagógica em Artes Visuais: 

Estar em exercício docente na área de Artes Visuais, na rede pública de ensino estadual ou municipal; 
Ser graduado em: Curso da área de Artes ou Ciências Humanas.


Formas de Ingresso
Para ingresso no curso de Formação Pedagógica, 
o candidato deverá submeter-se ao processo seletivo orientado
 pelo Ministério da Educação para o Plano Nacional de Formação de Professores do Ensino Básico. 
O professor-aluno deverá fazer sua pré-inscrição nos cursos por meio de um sistema informatizado,
 criado pelo MEC, denominado Plataforma Paulo Freire, onde deverá cadastrar e manter atualizado o seu currículo. 
A partir da pré-inscrição dos professores-alunos nos cursos ofertados pelas 
 universidades, as secretarias validarão apenas as os candidatos que realmente estiverem 
em efetivo exercício docente nas redes públicas estaduais e municipais.
 Em seguida, a Univasf classificará candidatos em ordem de prioridade de acordo 
com os critérios estabelecidos pelos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à 
Formação dos estados da Bahia e Pernambuco.

Poderão concorrer às vagas ofertadas pela Univasf

 somente os candidatos que atenderem os pré-requisitos indicados neste projeto pedagógico.


Vagas
125 (cento e vinte e cinco). - 25 vagas para cada pólo.


Pólos
Petrolina, Juazeiro, Salgueiro, Ouricuri, Pintadas.


Coordenação
Profa. Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos


Componentes curriculares
O curso será dividido em quatro módulos, sendo os três primeiros com disciplinas de 30 horas cada (perfazendo um total de 120 horas por módulos) e o quarto módulo, que corresponde à orientação do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (60 horas).

1.1 Introdução aos Estudos a Distância
1.2 Psicologia da Educação
1.3 Organização e Políticas Públicas Educacionais no Brasil
2.1 Currículo
2.2 Metodologia do Ensino
2.3 Estágio Supervisionado I - Projeto Investigativo
3.1 Organização do trabalho Pedagógico
3.2 Estágio Supervisionado II - Projeto de Intervenção
3.3 Seminários


Carga horária
690 (seiscentos e noventa) h/a.
Maiores informações AQUI

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