domingo, 20 de outubro de 2013

10 palestras para inspirar educadores



Boas ideias têm que ser espalhadas pelo mundo. É com essa premissa que as apresentações gravadas no formato de TED Talks (famosa marca de minipalestras on-line) se tornaram tão populares ao redor do mundo. Selecionando oradores qualificados e especialistas em determinados assuntos, as palestras têm como principal objetivo estimular transformações. No dia que encerra a semana do professor e com o objetivo de estimular o debate sobre inovações em educação, o Porvir selecionou 10 vídeos de personalidades com reconhecimento internacional e nacional sobre o temática. Todas as palestras têm menos de 20 minutos de duração e possuem legendas em português.
Confira as ideias que valem a penas serem compartilhadas:
1. As crianças podem ensinar a si mesmas
Palestrante: Sugata Mitra (Índia)
Especialista em tecnologia aplicada à educação, o indiano explica seu projeto “Buraco na Parede”. Nele, crianças conseguiram aprender sozinhas a usar o computador e passaram, em seguida, a ensinar a outras crianças.
2. As escolas não podem acabar com a criatividade
Palestrante: Ken Robinson (Reino Unido)
Para o consultor britânico, os estudantes devem aprender de maneira divertida e dentro de um ambiente escolar que estimule a criatividade. A palestra é uma das mais populares da web.

3. Professores precisam receber feedback
Palestrante: Bill Gates (EUA)
O cofundador da Microsoft e copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates defende que até mesmo os melhores professores podem se tornar ainda melhores se receberem feedback de membros da comunidade escolar.

4. A chave para o sucesso? A determinação
Palestrante: Angela Lee Duckworth (EUA)
Para a professora de matemática de Nova York, a determinação e a vontade de vencer, tecnicamente chamadas de habilidades não cognitivas, são mais determinantes que o Q.I. para o sucesso de alunos oriundos de famílias de baixo poder aquisitivo.

5. Como as escolas podem trazem a inovação para a sala de aula
Palestrante: Luciano Meira (Brasil)
Para o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, não é apenas a tecnologia que é capaz de produzir a inovação.

6. Educação Inovadora em favelas
Palestrante: Charles Leadbeater (Reino Unido)
Segundo o pesquisador britânico, as escolas precisam descobrir novas formas de aprender. Para ele, essa busca pode ser inspirada pelas experiências de educação em favelas do Brasil e do Quênia – que costumam ser mais informais e inusitadas.

7. O que a neurociência tem a ver com educação?
Palestrante: Sidarta Ribeiro (Brasil)
Atualmente diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o neurocientista destaca aspectos da neurociência e seu impacto na educação.

8. Como os jovens podem se transformar com a música
Palestrante: José Antonio Abreu (Venezuela)
Para o músico venezuelano, a música pode ser um instrumento de transformação social e melhoria da educação. No vídeo, ele explica o seu projeto intitulado O Sistema.

9. Sobre como ensinar artes e ciências conjuntamente
Palestrante: Mae Jemison (EUA)
Para criar verdadeiros pensadores, a austronauta, médica, colecionadora de arte e dançarina norte-americana afirma que educadores precisam ensinar artes junto com ciências, intuição e lógica.

10. Transformando lixo em brinquedos educativos
Palestrante: Arvind Gupta (Índia)
De acordo com o educador indiano, é possível utilizar instrumentos simples – estes, produzidos pelas próprias crianças – para ensinar princípios básicos de ciência e de design.

sábado, 5 de outubro de 2013

FELIZ DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES!



"En este día, pedimos que los docentes puedan disponer de contextos propicios, formación adecuada de calidad y "garantías" sobre sus derechos y responsabilidades... Esperamos mucho de los docentes y ellos, a su vez, tienen derecho a esperar mucho de nosotros. Este Día Mundial de los Docentes nos ofrece a todos la oportunidad de apoyarlos." Irina Bokova, Directora General de laUNESCO 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Revista de Artes Visuais Guarany - UNIVASF




Revista de Artes Visuais Guarany recebe inscrições para o primeiro número

REVISTA DE ARTES VISUAIS "GUARANY" RECEBE INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO NÚMERO
[Fonte: Assessoria de Comunicação da UNIVASF, Helen Sampaio]
http://www.univasf.edu.br/

A equipe da Revista de Artes Visuais do Vale do São Francisco, ‘Guarany’, recebe até o próximo dia 10 de outubro inscrições de trabalhos e materiais artísticos para serem publicados na primeira edição do periódico. Poderão ser submetidos artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, curadorias e relatos de experiência. Os interessados devem acessar o link , realizar o cadastro e enviar o material.

A edição de estreia de ‘Guarany’ está prevista para o mês de dezembro. Integram a equipe da revista, os professores do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Fulvio Torres Flores e Fabiane Pianowski e três estudantes do curso que tiveram a iniciativa de produzir o periódico. ‘Guarany’ conta com o apoio da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). O projeto objetiva a promoção de um espaço destinado às discussões sobre produções artísticas de modo geral e textos acadêmicos da área.

“Essa é a primeira revista de Artes do Vale e também a primeira que vai articular a parte artística com a parte acadêmica. Nós receberemos diversos materiais desde fotografias a textos acadêmicos produzidos na região e em outros locais”, destacou o professor Fúlvio. A revista será publicada semestralmente e disponibilizada nos formatos impresso e on line. Ainda segundo o professor, a proposta é criar um caráter de permanência para o periódico. “Mesmo que um dia a equipe mude, o material estará vinculado à página da Univasf, o que facilitará o acesso”, disse.

ACESSE A REVISTA AQUI