Norte - sonhos
Sul - memória
Leste - contradições
Oeste - sensações
1. (In) certezas
Parte de nossa existência é cercada de falta de certezas. Não sabemos o que vai acontecer e como será. As vitórias aparecem depois do esforço e, também são fruto de uma certeza interna.
Acreditar em suas convicções e em seus valores, colocar trabalho nisso é um dos primeiros objetivos do professor em sua vocação. O certo é que sempre haverão desafios, sempre haverão problemas, mas temos de ter dentro do coração a fé no que se faz, no que se diz, no que se é e tudo se tornará o que se sonha ser.
2. Pegadas
Cada um tem um caminho, uma história, um destino.
Conquistar passos a frente, olhando para as vezes que caimos para melhor aprender a andar. As pegadas são o rascunho que a memória traça contando quem somos e a que distância estamos de nossos objetivos na vida. Pegadas são os passos dados entre uma pessoa e outra, aluno e professor, pontes do aprendizado.
3. Sonhos
Para serem construídos é necessário esforço. Agir tal qual a sua vontade sem atropelamentos. As pessoas sabem falar, difícil é medir o que se fala e no momento em que se fala. Aprender a dizer o necessário e essencial. Não adianta o professor falar se o aluno não escuta, é atirar palavras ao vento. Não adianta o aluno escutar se o professor não o ouve. Pessoas são abertas a diálogos e fechadas em combates dialéticos.
4. O tempo
Daqui a um ano espero não só ter alcançado minhas metas, mas alcançado elas com uma tranformação em mim e naqueles que me cercam. Que as minhas (in)certezas se tornem vontade, que minhas pegadas sejam mais do que marcas na areia, que eu lembre de coisas que devo lembrar, que eu sinta a verdade e a veracidade nas horas que se seguem e que eu deixe de legado meus sonhos realizados.