sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Call for Papers



"A Obra de Arte Total. Um Conceito Para Todos os Tempos e Lugares", até 31 de Dezembro.

Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 12 – 14 de Março de 2014. Organização: Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes, Universidade de Lisboa (CIEBA/FBAUL).

O conceito “Obra de Arte Total” define-se pela natureza universal, globalizante e totalizante de uma obra de arte ao combinar, em si mesma, a pintura, a escultura, a arquitectura, a música, a poesia, e outras artes. No contexto específico do Pós-Romantismo alemão, Richard Wagner (1813–1883) procurou sintetizar a obra de arte numa retumbante combinação entre a música sinfónica, a acção dramática na interpretação textual e a representação cenográfica através da pintura e da escultura, com o propósito despertar no público as emoções mais subtis e profundas. Apesar do conceito alemão Gesamtkunstwert não ter sido originalmente utilizado por Wagner, o modo eloquente como se refere a um ideal de unificação de todas as formas de arte por meio da representação teatral apresentar-se-ia como a “consumação da obra de arte no futuro”.

Esta conferência tem o objectivo de repensar o conceito de “Obra de Arte Total”, analisando a forma como os artistas, antes e depois de Wagner, na Europa e no Mundo, combinaram diferentes formas de arte, estabelecendo relações inequívocas entre conceitos e materiais. Pretende-se sistematizar os processos criativos que apostam na transgressão à tradição individualizante das formas de arte em favor dos mecanismos simbióticos entre as artes visuais, a arte multimédia, as artes performativas, a arte popular, as artes primeiras. Esta conferência tenciona também perspectivar os modelos teóricos e práticos de síntese das artes evidentes nos diversos contextos culturais ao redor do mundo.

No contexto da Obra de Arte Total, para além destes aspectos, é importante reflectir não apenas os modelos de síntese das formas artísticas, mas também as referências textuais e visuais que muitas vezes as obras de arte agregam.

Os temas para discussão incluem, embora não estejam limitados a: i) Contextualização da reflexão histórica e estética do conceito Gesamtkunstwert; ii) A coalescência das artes visuais, as artes performativas, a arte multimédia, a arte popular e as artes primeiras; iii) A Obra de Arte Total no contexto da arquitectura: O Design para o Edifício Total; iv) O cinema como síntese da poética, da performance, da música, da fotografia; v) O impacto dos processos de globalização na combinação de formas de arte; vi) Arte colaborativa; vii) Antropofagia como procedimento estético (adaptação e apropriação de estilos e formas artísticas de outros artistas, de outras obras ou de outras culturas); viii) Museus e programação de exposições como elemento unificador das formas de arte (a harmonização expositiva e curatorial de formas de arte distintas, envolvências e interacções entre o projecto de arquitectura do museu e a prática museológica); ix) Artes Decorativas: aplicação e ornamento (as artes decorativas como expressão de combinação de diferentes formas de arte, colaboração entre artistas – entalhadores, designers, ourives, pintores, escultores, estofadores, etc); x) Apropriação e Remediação (análise de processos de recriação artística, especialmente por meio da arte digital); xi) Perspectivas modernas e contemporâneas sobre a Obra de Arte Total (prolongamentos da noção de obra de arte total durante o modernismo e a contemporaneidade); xii) Novas definições para a Obra de Arte Total; xiii) Envolvências da instalação e da noção de lugar; xiv) Pastiche e a re-invenção da obra de arte.

+ info: https://drive.google.com/file/d/0B9g9n1EC2s-eTWNLenY3N1RabUk/edit?usp=sharing

Nenhum comentário: