A professora Flávia Pedrosa Vasconcelos do Curso de Licenciatura em
Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco –
UNIVASF, publica no livro “Paisagens Plurais: artes visuais &
transversalidades”, primeira coletânea de pesquisa em Artes do Programa
de Pós- graduação em Artes Visuais – PPGAV da Universidade Federal da
Paraíba – UFPB em associação com a Universidade Federal de Pernambuco –
UFPE é organizado pelas professoras doutoras Madalena Zaccara (UFPE) e
Lívia Marques (UFPB) e foi impresso pela Editora Universitária da UFPE.
Assim, a professora Flávia participa do livro com o capítulo,
intitulado: “Entre teorias e práticas pedagógicas: conceituações
didáticas contemporâneas no ensino de artes visuais”, cujo co-autor é
Uriel de Souza Bezerra, discente do Curso e participante do Grupo de
Estudos Multi, Inter e Trans em Artes (MITA) – CNPQ/UNIVASF, liderado
pela professora Flávia.
O texto é fruto de pesquisa da professora, o qual explica e conceitua as
bases epistemológicas que utilizou para construir a perspectiva Multi,
Inter e Trans do Ensino de Artes (MITEA), sugestão metodológica para o
ensino de Arte contida nas orientações curriculares de Arte (Anos
iniciais e finais do Ensino Fundamental) do município de Juazeiro-BA.
Com este trabalho, salienta Flávia, “percebe-se a necessidade de revisão
da forma com a qual gestão administrativa e pedagógica trata a
disciplina Arte nas escolas de Juazeiro-BA e Petrolina-PE como
conhecimento cognitivo, crítico, reflexivo e significativo e não um
simples penduricalho decorativo do currículo.”.
O livro poderá ser obtido no XXI Congresso da Federação de
Arte/Educadores do Brasil – CONFAEB entre os dias 29 de outubro e 02 de
novembro deste ano.
Nas fotos acima, capa do livro e, da esquerda,
para direita, professoras Lívia Marques, Flávia Pedrosa e Madalena
Zaccara no lançamento do livro na Galeria Gamela em João Pessoa, no dia
15 de junho.
Em outros locais:
Observatório da Educação no Vale do São Francisco
Blog Patrício Nunes
Blog QSP
DigNow
Nenhum comentário:
Postar um comentário